THIS CONTENT IS
CURRENTLY UNAVAILABLE

Café pendente: gesto solidário ganha o mundo e mostra o poder de pequenos gestos

Luis Perossi      domingo, 21 de agosto de 2016

Compartilhe esta página com seus amigos

 

Ideia de deixar um café pago aos que não podem usufruir deste “luxo” ganha força não só nas redes sociais, mas na vida real.

Cá para nós, o mundo seria um lugar muito melhor de se viver, se tomássemos rotineiramente, pequenos gestos que são capazes de imensuráveis transformações. Aquela história de que gentileza gera gentileza é uma das grandes verdades da vida, e a história do café pendente é um ótimo exemplo disso.

Também chamado de café compartilhado, o hábito de deixar um café pago para um desconhecido tem se tornado cada vez mais comum, e feito a diferença no dia (e por que não dizer, na vida?), de muitas pessoas.

Café pendente: confiança e solidariedade

A história do café pendente, ao que tudo indica, surgiu na Itália, com o nome de “caffè sospeso”. Há também notícias que em Praga, um local chamado U Zavěšenýho Kafe também é conhecido por disseminar a prática do café pendente. O fato é que o festejado hábito do café pendente surgiu também na literatura, no livro The Hanging Coffee, escrito por Jan Burian.

Na história do livro, assim como na vida real, um personagem toma seu café e ao pagar a conta deixa pago dois cafés: o que tomou e um pendente para o próximo cliente que não puder pagar por um café. Legal, né?

Por meio das redes sociais, a ideia ganhou força, se disseminou, e em países como Argentina e Brasil, diversos estabelecimentos passaram a adotar o café pendente, incentivando seus clientes a contribuir fazendo esta gentileza a outras pessoas.

A singela narrativa que viralizou nas redes é esta que reproduzimos a seguir:

“O café pendente”

“Entramos em um pequeno café, pedimos e nos sentamos em una mesa. Logo entram duas pessoas:

– Cinco cafés. Dois são para nós e três “pendentes”.

Pagam os cinco cafés, bebem seus dois e se vão. Pergunto:

– O que são esses “cafés pendentes”?

E me dizem:

– Espera e vai ver.

Logo vêm outras pessoas. Duas garotas pedem dois cafés – pagam normalmente. Depois de um tempo, vêm três advogados e pedem sete cafés:

– Três são para nós, e quatro “pendentes”.

Pagam por sete, tomam seus três e vão embora. Depois um rapaz pede dois cafés, bebe só um, mas paga pelos dois. Estamos sentados, conversamos e olhamos, através da porta aberta, a praça iluminada pelo sol em frente à cafeteria. De repente, aparece na porta, um homem com roupas baratas e pergunta em voz baixa:

– Vocês têm algum “café pendente”?

Além do café, já temos iniciativas que deixam até mesmo pratos de comida, pizza, entre outros itens, pendentes, cessando muitas vezes a fome de pessoas necessitadas.

E aí em sua região? Existe algum estabelecimento que adota a filosofia do café pendente? Você adotaria esta iniciativa? Compartilhe este post e suas experiências, e contribua para a construção de uma sociedade mais gentil. 

Comentários

Olá

Aqui você vai saber e encontrar tudo oque está rolando na marca mais estilosa de óculos de sol do Brasil. Compartilhar experiências e também conhecer um pouquinho mais do nosso mundo e de nossa life style! Esperamos sempre sua visita! beijos, Equipe MODE!

Baixe o ebook grátis | O manual do óculos perfeito
Deixe aqui seu melhor e-mail
Facebook
Instagram
Pinterest
Youtube
CONHEÇA NOSSA LOJA DE ÓCULOS DE SOL FEMININOS

.

.

.

.

CONHEÇA NOSSA LOJA DE ÓCULOS DE SOL FEMININOS

.

frete grátis para todo o Brasil nas compras acima de R$200,
CONHEÇA NOSSA LOJA DE ÓCULOS DE SOL FEMININOS