THIS CONTENT IS
CURRENTLY UNAVAILABLE

Rio 2016: Atletas que fumam maconha não serão punidos nas Olimpíadas

Luis Perossi      terça-feira, 16 de agosto de 2016

Compartilhe esta página com seus amigos

 

Novas regras nos jogos olímpicos permitem que atletas consumam maconha de maneira “moderada”, desde que não seja durante a disputa olímpica.

rossi maconha olimpiadas

Ross Rebagliati é um dos primeiros nomes citados, quando se trata do quesito “atletas pegados no dopping por consumir maconha”. O snowboarder canadense conquistou nos Jogos de Inverno de 1998, no Japão, a medalha de ouro olímpica, e foi do céu ao inferno, pelo fato de ter fumado unzinho, fato que foi flagrado pela presença de THC em sua urina.

Mas se você pensa que Ross está solitário entre os atletas de renome adeptos da ganja, saiba que ele é apenas um, de vários outros que, se não fumam mais, fumaram “toras” de marijuana tempos atrás, e de outros que ainda acendem um para dar um relax.

Michael Phelps chegou a ser suspenso devido uma foto fumando maconha

O fenômeno universal das piscinas olímpicas, o americano Michael Phelps, perdeu o patrocínio da marca Kellogg’s e foi suspenso por 3 meses, somente por ter vazado uma imagem cuja cena reproduz o nadador com seu bong fumando a erva em uma festinha. No entanto, se fosse hoje, talvez esta prática adotada por Michael Phelps, Usain Bolt (que fumava vários em nome e Jah antes de ser conhecido mundialmente), e tantos outros, não seria tão recriminada.

Michael Phelps maconha olimpiadas marijuana

A partir de 2013, a Agência Mundial Anti-Doping (AMA), embora mantivesse a maconha como uma das substâncias presentes na lista de proibições, aumentou o limite da presença da erva para 150 nanogramas de THC por ml de urina.

Traduzindo para um linguajar mais informal, isso quer dizer que, se o atleta não chapar durante a competição, nem for flagrado fazendo a cabeça, não vai pegar nada.

maconha olimpiadas rio 2016O que diz o COI?

Quanto ao Comitê Olímpico Internacional (COI), Dr. Richard Budgett, diretor médico do COI, declarou em entrevista cedida em 2014 que para uma droga para ser incluída na lista negra das substâncias proibidas, ela necessita causar impactos como:

  • Melhorias no desempenho do atleta;
  • Ser um fator de risco à saúde;
  • Atuar contra o espírito olímpico.

Não há um consenso se, de fato, a maconha melhora ou prejudica, ou ainda, se é neutra, quanto ao desempenho dos atletas. Mas só pelo fato dela ser mais “aceitável”, já pode ser um fator para comemoração aos que simpatizam, usam ou ainda apoiam a descriminalização da erva. Vale dizer que em vários estados norte-americanos, a cannabis é legalizada para fins medicinais.

Podemos dizer que atualmente, a maconha é tolerada assim como o álcool, por exemplo. Embora proibido durante as competições, cessada a disputa, é comum que alguns atletas tomem seus aperitivos ou acendam suas próprias tochas olímpicas, se é que vocês me entendem.

Mas há um ponto que deve servir de alerta, sobretudo aos que querem fumar aqui no Brasil: portar maconha é ilegal no nosso país. O Supremo Tribunal Federal não descriminalizou a tempo das Olimpíadas, e o assunto deve ser tema no plenário em breve.

O assunto é polêmico e para muitos, ainda um tabu, no entanto, faz parte da vida de muitas pessoas e merece ser discutido e esclarecido. Como dizia uma canção do Planet Hemp: ‘maconha não vicia, o que vicia é a ignorância’.

E você, o que pensa a respeito do uso de maconha por parte dos atletas? Por que beber e fumar cigarros é aceitável e fumar maconha é condenável pela sociedade? Cabe aqui a reflexão de todos nós. Dê sua opinião e contribua para este diálogo. 

Comentários

Olá

Aqui você vai saber e encontrar tudo oque está rolando na marca mais estilosa de óculos de sol do Brasil. Compartilhar experiências e também conhecer um pouquinho mais do nosso mundo e de nossa life style! Esperamos sempre sua visita! beijos, Equipe MODE!

Baixe o ebook grátis | O manual do óculos perfeito
Deixe aqui seu melhor e-mail
Facebook
Instagram
Pinterest
Youtube
CONHEÇA NOSSA LOJA DE ÓCULOS DE SOL FEMININOS

.

.

.

.

CONHEÇA NOSSA LOJA DE ÓCULOS DE SOL FEMININOS

.

frete grátis para todo o Brasil nas compras acima de R$200,
CONHEÇA NOSSA LOJA DE ÓCULOS DE SOL FEMININOS